Na trama de Alita: Anjo de Combate, a Terra vive uma espécie de era pós-apocalíptica, onde apenas uma cidade, chamada Zalém, ainda flutua no céu, como era comum 300 anos antes. Sob ela, fica a Cidade de Ferro, local decadente e lar de milhões de pessoas do mundo, e de diferentes nacionalidades. No mangá, a cidade fica localizada nos Estados Unidos e não no Japão, num local perto do que seria Kansas City, no estado do Missouri. E é justamente Zalém que controla a “cidade abaixo” há muito tempo atrás, bem antes da guerra acontecer e iniciar a história que conhecemos. Para fazer jus e honrar o trabalho do criador e desenhista Yukito Kishiro, e também respeitar as ideias de James Cameron para o filme, foi preciso a ajuda de vários artistas talentosos, especialistas em efeitos especiais e artes conceituais, para dar sua contribuição na adaptação. Apesar de ser um trabalho de fã, o responsável por dar vida, design, criatividade, textura aos detalhes e realismo a Zalém elitizada é o modelador 3D e VFX chamado Izan Ramos, especialista em ambiente 3D, animação, edição de vídeos/fotos e renderização. O artista conceitual, residente de Barcelona na Espanha, soube valorizar cada prédio alto da cidade, colocando cada detalhe da arquitetura futurista nas superfícies de Zalém, onde grandes torres são elevadas. Sobre o projeto minucioso, Izan diz:
“Este projeto é uma recriação em 3D de Zalém e de todos os ambientes do filme ‘Alita: Anjo de Combate’ como: Zalém, Cidade de Ferro, Portão Victory, as paredes de água, anéis de defesa, tubos de abastecimento e Footers [grandes estruturas de solo com tubos presos a elas]. O objetivo foi alcançar a versão mais precisa possível, para que pudesse ser usada pelos fãs em qualquer tipo de conteúdo. Ele [o projeto] carrega uma quantidade enorme de detalhes com uma malha pronta para ser subdividida. Foi e ainda tem sido uma dor de cabeça, porque ainda há muito o que fazer. A forma principal de Zalém levou muitos meses para ser concluída e muito mais ainda para chegar na forma desejada, realizando pequenos ajustes posteriormente. Depois disso, pensei que tinha que fazer algo nos ‘chãos’ [ruas de Zalém] porque ficou muito vazio, então decidi criar um modelo rápido para as paredes de água e os Footers, esses últimos sendo os objetos mais detalhados do projeto no momento. Os Footers possuem muitos detalhes e existem 8 no total. Eles tem muitos tubos, painéis, torres e estruturas, e até as cápsulas que vão para dentro dos tubos de suprimento. A cidade acima de Zalém foi um problema porque não é vista [totalmente] no filme, apenas alguns edifícios podem ser vistos do chão, exceto na primeira cena inicial. Todos os 82 edifícios diferentes que construí foram baseados com os que vemos nessa cena, e quando eles ficaram prontos para o uso, preenchi a maior parte da cidade. Um dos vários problemas que tive foi que, em algumas cenas do filme, o anel externo de Zalém acabou com algumas linhas e curvas estranhas. Eu decidi refazê-los, porque eles ficaram realmente bons e futuristas, mas foi difícil. Eu queria que eles ficassem o mais fiel possível, por isso levou algum tempo até chegar no resultado final. A Cidade de Ferro não teve tantos detalhes quanto os outros ‘objetos’. Ela é enorme, e possui milhares de pequenos edifícios. Seria impossível fazer todos eles. A solução foi usar o OSM ou “Open Street Map”. Dessa forma, consegui cidades reais em 3D com poucos detalhes, mas com uma aparência mais natural. A modelagem foi feita no Cinema 4D, nos Uvs no Maya, as texturas no Substance Painter e foram renderizadas em Octane. Embora o projeto tenha passado por Corona Render, V-Ray e Arnold, a Octane fornece o melhor resultado. Ainda estou trabalhando no projeto e espero poder terminá-lo em breve!”
O artista, fã do filme, também criou os designs 3D da Motorball, a logotipo, naves e painel de controle da URM (United Republic of Mars), as defesas de Zalém e as fronteiras que circundam a Cidade de Ferro. Apesar de não ter trabalhado oficialmente para o filme, Izan Ramos pediu ajuda a vários colegas de trabalho, e fez um ótimo trabalho de renderização. Conheça todos eles no perfil próprio do ArtStation ou contate-o através do e-mail izanillo2002@gmail.com.
Confiram alguns renders incríveis de Zalém e das fronteiras da Cidade de Ferro: